Espaço Aberto Notícias 

Ouça: Teutônia é pioneira na disponibilização de teste rápido para todos professores, alunos e funcionários da educação antes do retorno às aulas

Conversamos na manhã desta sexta-feira (18/09), no programa Espaço Aberto, com a secretária de Educação de Teutônia, Rosana Schneider Rührwiem, e com o coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro de Borba, que trazem mais informações sobre toda a preparação para iniciar o retorno gradual às aulas no município de Teutônia. No dia de ontem, através de uma live, foram trazidos os primeiros detalhes deste retorno.
O governador tem tirado as restrições através de datas específicas pior níveis de ensino e cada município precisa fazer sua regulamentação e o enquadramento nas normas e protocolos que são exigidos. De acordo com Rosana, as escolas particulares podem iniciar suas atividades presenciais já na próxima segunda-feira (21/09). As escolas do município têm se preparado para retornar a partir do dia 05 de outubro, pela educação infantil, crianças de 4 a 5 anos. São alunos já mais independentes e com maior compreensão sobre o distanciamento e que não utilizam transporte escolar. Haverá um escalonamento neste retorno às aulas, com revezamento das turmas para respeitar a capacidade de cada sala de aula. Os detalhes são trazidos ao longo da entrevista.
“É preciso que as escolas sejam preparadas, através de protocolos, para receberem essas crianças novamente”, explica Evandro, destacando que o escalonamento é uma das necessidades, já que um dos protocolos estabelece 50% das turmas e uma normativa conforme o espaço físico. Outro ponto trazido pelo coordenador é de que os ambientes precisam estar ventilados, tanto nas escolas, como também em casa, mantendo uma temperatura.
“A partir desse momento, é necessário passar informação aos professores e colaboradores de como essa volta irá ocorrer, pois muitas dúvidas e medos surgem”, destaca Evandro. Como forma de garantir a proteção de alunos e colaboradores, a administração municipal estará disponibilizando testes rápidos a todos envolvidos no retorno. A testagem será feita conforme as turmas forem liberadas. Equipamentos de proteção serão disponibilizados aos professores e aos alunos, como a utilização de máscaras. Também já foram adquiridos termômetros, tapetes e toten de álcool gel.
Importante ressaltar que as famílias terão o poder de decidir se querem enviar seus filhos a escola neste momento ou não. O ensino remoto e presencial caminhará em conjunto. Rosana explica que a região de Teutônia precisa estar em bandeira amarela ou laranja durante duas semanas consecutivas. Se houver alguma troca de bandeira, para a cor vermelha, as atividades precisam ser paralisadas.

Crédito da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados